B@ú Do Pyment@s | Efeméride

São João Batista do Ribeirão Claro, 27 de setembro de 2022 | Ano 41

João Baptista Pimentel Neto

40 anos….

Completei no último dia 20 de setembro, 40 anos de atividades e exercício da profissão de Jornalista. Olhando pelo retrovissor, confesso que sinto orgulho de minha trajetória que, acredito, sempre foi pautada pela ética, honestidade, responsabilidade, fidelidade aos fatos e respeito a diversidade de opiniões. Creio também, estar zelozamente cumprindo o dever de preservar e honrar a memória das tradicionais famílias rioclarenses Pimentel e Pizzotti, das quais sou fruto de uma feliz união. Neste contexto, não poderia deixar de registrar, agradecer e homenagear meu avô paterno: João Baptista Pimentel ou simplesmente, o poeta J.Triste, como era e ficou conhecido. A ele minhas preces e eterna gratidão pelo exemplo de retidão e caráter.

Ouro de Mina

Como disse Djavan “Pai e mãe, Ouro de Mina / Coração, destino e sina / Tudo mais pura rotina…”. Assim seria imperdoável não registrar minha gratidão, saudades e amor eternos aos meus pais: Dr. João Baptista Pimentel Junior e Professora Maria Rachel da Graça Pizzotti Pimentel, aos quais devo à vida, os valores cristãos, os preciosos hábitos da escrita e da leitura, enfim, a inestimável educação e incentivos que recebi, não só durante minha infância e adolescência, mas antes, por toda a vida, até hoje, mesmo diante de suas dolorosas ausências.

Frutos do sagrado

Aproveito para agradecer aos meus filhos, Yanka da Cruz Rohrig Pimentel e Calebe Augusto Pimentel, duas árvores belas, fortes e frondosas que Deus por sua vontade divina, me concedeu a graça de ver germinar, crescer, frutificar e amadurecer como seres humanos honestos, generosos, solidários, enfim, cientes de seus direitos e deveres enquanto verdadeiros cidadãos. A eles dediquei, dedico e dedicarei todo o carinho, respeito e amor paterno dos quais são merecedores. Sentimentos estes que sei são recíprocos e também eternos.

Aos mestres com carinho – Jornal Cidade de Rio Claro I

Ao apresentar publicamente estes meus agradecimentos, não poderia deixar de especialmente mencionar algumas pessoas que foram meus verdadeiros mestres ao longo destes 40 anos de jornalismo.

Inicío pelo Dr. José Marcos Pires de Oliveira, médico radiologista, jornalista combativo, vereador e, à época, proprietário do Jornal Cidade de Rio Claro. Foi ele, meu querido e saudoso Dr. Pires, o principal responsável e incentivador de minha decisão de abraçar a profissão, ao oferecer-me espaço para a publicação de, primeiramente, alguns artigos na coluna “Escreve o Leitor”. E, posteriormente, como “foca” na redação do jornal.

Aos mestres com carinho – Jornal Cidade de Rio Claro II

Deste período, devo registrar e agradecer também aos mestres Claúdio Zerbo, Marcos Lopes César de Abreu, Alba Soares e a queridíssima Dona Mara, que como editores, editorialistas, chefes de redação e revisores foram meus primeiros professores daquele que foi o verdadeiro e único curso de jornalismo que frequentei atuando como repórter em diversas editorias. A eles e a todos os muitos outros companheiros que partilharam comigo destes meus primeiros anos de profissão, meu carinho e gratidão

Aos mestres com carinho Diário do Rio Claro, o Arquivo da Família Rio-Clarense

Ao casal Geraldo e Jacira Zanello, então proprietários do nosso Centenário Jornal Diário do Rio Claro, o Arquivo da Família Rio-Clarense, pelas oportunidades de exercer meu ofício, neste matutino que é hoje, o segundo mais longevo jornal diário impresso ainda em circulação em todo o país. Para além de todos os ensinamentos apreendidos, experiência acumulada, agradeço também a ambos e também ao meu “padrinho” Dr. Nicolau Laium, toda a confiança depositada no período no qual exerci os cargos de redator chefe e editor.

Aos mestres com carinhoJornal Cidade de Rio Claro III

Registro também meus mais sinceros agradecimentos, ao casal José Lincoln de Magalhães e Silvia Maria Pezzotti Magalhães, ainda hoje proprietários do Jornal Cidade de Rio Claro, onde também exerci os mais variados cargos, de simples repórter e chefe de redação. Ali convivi com dezenas de nomes que marcaram e ainda hoje se destacam no jornalismo rioclarense. Neste jornal, tantos foram os amigos e companheiros, que desisti de listá-los, pois certamente acabaria me esquecendo de muitos. A to@s, minha gratidão.

Aos mestres com carinho – A Notícia, O jornal da nova rio claro

Sinto-me ainda honrado em ter partilhado com os companheiros José Lincoln de Magalhães, Claúdio Zerbo, José Nelson Ferreira e meu saudoso tio Marco Aurélio Pizzotti, a fundação e circulação do Semanário “A Notícia, O Jornal da Nova Rio Claro”. Periódico semanal inovador, popular e de distribuição gratuita, focado em noticiar os fatos ocorridos nos bairros mais periféricos da cidade, em especial, no que hoje denominamos como o “Grande Cervezão”, que já então demonstrava todo seu potencial de crescimento, pujança econômica e diversidade cultural. Desfrutei desta rica experiência por exatos três anos de duração, após os quais, por motivos estranhos a minha vontade, infelizmente encerrou suas atividades.

Aos mestres com carinho – TV Cidade Livre, comunicação comunitária

Orgulho-me ainda de ter sido, assim como meu filho Calebe Pimentel, um dos fundadores da Associação das Entidades Usuárias do Canal Comunitário de Rio Claro, a nossa TV Cidade Livre | Comunicação Comunitária, na qual ainda hoje exerço o cargo de diretor de projetos e eventos. Na TV sou ainda responsável pelo programa Contexto.Rio Claro, que após a pandemia deverá estar de volta nas próximas semanas. Nesta experiência não poderia deixar de agradecer aos amigos Marcelo Fiório, Cavallari e, saudosa e dolorosamente, ao meu fiel parceiro e escudeiro Eber Novo.

Aos mestres com carinho – Diálogos do Sul

Finalmente e muito especialmente, agradecer aos amigos Beatriz (Bia) e Paulo Cannabrava, eternos companheiros de lutas, com os quais tenho a honra e o prazer de trabalhar a 11 anos, na construção, fortalecimento e consolidação da Revista Eletrônica Bílingue “Diálogos do Sul”, que ocupa hoje um lugar de destaque na mídia independente e alternativa na América Latina. Ao comandante Cannabrava devo todo o inestimável conhecimento sobre o jornalismo internacional, em especial, aos países de Nuestra Pátria Grande.

outros mestres e o mesmo carinho

Nesta minha trajetória, convivi e apreendi ensinamentos de dezenas de outr@s verdadeir@s mestr@s. Talvez sejam tantos que esta singela manifestação de agradecimentos terminaria por ser, senão interminável, quase infinita…

Porém, não poderia deixar de registrar mais alguns nomes que merecem minha eterna gratidão:

– a Irmã Hermínia Zago, maestra do nosso inesquecível conjunto MeloRitmíco, que durante meu curso primário, na Escola Normal Puríssimo Coração de Maria, despertou, cultivou e me ensinou o amor pela música, pelas artes, enfim, pela cultura. Algo que se revelou presente e determinante em todas as atividades paralelas ao jornalismo que desenvolvi ao longo da vida.

– a professora Dalva Christofoletti Paes e Silva, minha primeira e insubstituível mestra nas lides com a Administração Pública, outra atividade que marcou minha trajetória como servidor público que fui durante quase duas décadas nas Prefeituras Municipais de Rio Claro e Atibaia.

– aos ex prefeitos Lincoln Magalhães, Claúdio Di Mauro e José Roberto Trícoli (Atibaia) que me proporcionaram as oportunidades de conjugar e fortalecer no exercício de minhas atividades profissionais a intransigente defesa da democratização do acesso a cultura e a informação, a serviço da cidadania.

Efeméride

Enfim, a data, por si mesma, não teria um maior significado ou relevância para ninguém, a não ser para mim mesmo. Porém, para minha grata surpresa, por iniciativa dos vereadores Sinvaldo Faísca e José Pereira dos Santos, foi apresentada, votada e aprovada pela unanimidade de votos dos 19 vereadores que atualmente exercem seus mandatos populares junto a Câmara Municipal de Rio Claro, uma Moção de Congratulações e Aplausos pelos meus 40 anos de exercício profissional. Assim sendo, a partir de ontem, forçosamente o 20 de setembro passará a ser uma verdadeira efeméride dentro da minha trajetória e história pessoal.

Agradecimentos finais

Não poderia encerrar esta manifestação – que marca meu retorno ao jornalismo local – sem por derradeiro agradecer a todos os nobres edis e, em especial, aos vereadores Sivaldo Faísca e José Pereira dos Santos autores da propositura, pelo carinho e amizade demonstrados. A todos meus mais sinceros agradecimentos e votos de paz, saúde e sucesso.

Viva a Vida!
Viva Rio Claro!
Viva a Democracia!
Viva a Verdade!
Viva o Jornalismo!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.